A estratégia de fortalecimento e expansão da Ricinoil, baseada na identificação das necessidades e dos desejos dos seus clientes, na oferta de produtos e serviços de qualidade, na otimização de custos e na motivação e qualificação dos seus funcionários, é também aplicada à gestão ambiental.

Os objetivos desse sistema são a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais e minimização da dependência de energia não renovável. Uma de suas especificidades mais relevantes seria o emprego, “sempre que possível”, de métodos biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos em qualquer fase da produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização.

Campanhas internas de seleção dos lixos industrial e doméstico, aliadas a constantes reuniões de grupos de trabalho, entre eles Comitês de Sucatas e Desperdícios, permitem a empresa destinar adequadamente os seus resíduos sólidos, segundo critérios definidos pelos orgãos ambientais de cada estado. Os resíduos recicláveis são vendidos para empresas recicladoras. Os que não são passíveis desse processo têm sua destinação homologada pelo orgão ambiental da região, com o firme propósito de diminuir a quantidade de resíduos para aterros.

 
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